Palestra proferida na Câmara Municipal de Rosário do Sul - RS

Download da palestra proferida em 28/10 na Câmara Municipal de Rosário do do Sul - RS com o título "Como é possível que crianças, que representam o futuro do Brasil, busquem a satisfação de suas necessidades no lixão público?".

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Simbioses entre arcaico e moderno

Duas produções acadêmicas recentes, respectivamente sobre os desenvolvimentos administrativo e tecnológico contemporâneos brasileiro, merecem destaque.

A primeira, de autoria de Fabio Vizeu, Rural Heritage of early Brazilian Industrialists: its Impact on Managerial Orientation foca os impactos do modelo econômico colonial ainda hoje presentes na organização administrativa brasileira. Esse modelo, de natureza patriarcal (patrimonialismo), se apoia em dois eixos, quais sejam:

a) o protecionismo de uma elite econômica baseado em privilégios e na influência política;

b) a subordinação da autoridade formal e da competência técnica gerencial aos laços familiares e à lealdade pessoal.

A lógica do patrimonialismo se contrapõe frontalmente ao modelo gerencial desenvolvido nos países centrais da economia capitalista industrial, fundado na racionalidade instrumental. De acordo com Vizeu, esse é um dos motivos que explicam o atraso da modernização econômica do Brasil em relação àqueles países. Até hoje, não conseguimos atingir os mesmos patamares de desenvolvimentos político, social e econômico por que não superamos, em nossos comportamentos, a herança do patrimonialismo: apenas mesclamos o arcaico com o moderno.



A segunda produção, editada pelos professores da Universidade Federal de São Carlos Estevam Rafael Hruschka Jr. e Maria do Carmo Nicoletti, além de Junzo Wataba, contém artigos apresentados na 1ª Conferência Internacional em Tecnologia Computacional Integrada (INTECH 2011), organizada pela UFSCar no período 31/05-02/06/2011.

A responsável pela publicação é editora alemã Springer, sob o título “Integrated Computer Technology”, número 165 da coleção “Communications in Computer and Information Science”.

Material protegido por Copyright

Dos 14 artigos que compõem o livro, 6 são de pesquisadores brasileiros e representam UFSCar, USP e UFG (Universidade Federal de Goiás).

De certa forma, o livro da Springer corrobora os argumentos defendidos por Vizeu. A pesquisa em computação teórica e aplicada caracteriza-se como “estado-de-arte” na modelagem de um mundo eminentemente humano, separado do mundo natural, e fundado no desenvolvimento tecnológico. É o símbolo por excelência da racionalidade instrumental da modernidade. Mas o Brasil também convive com o atrasado e obtuso presentes na corrupção pública extremada (ver reportagens de capa do jornal O Globo de 19 e 20/07- A tragédia da corrupção). Estes são símbolos por excelência do patrimonialismo e do clientelismo: em resumo, nosso passado-presente arcaico colonial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário