Palestra proferida na Câmara Municipal de Rosário do Sul - RS

Download da palestra proferida em 28/10 na Câmara Municipal de Rosário do do Sul - RS com o título "Como é possível que crianças, que representam o futuro do Brasil, busquem a satisfação de suas necessidades no lixão público?".

sexta-feira, 15 de julho de 2011

"Copyright" e "Right to copy"

Uma prática relativamente difundida na comunidade acadêmica internacional é a publicação de livros científicos e técnicos no modelo “open source”. O incentivo a esse modelo repousa na disseminação de conhecimentos sem barreiras e na combinação da forma tradicional de publicação (copyright) com os novos meios tecnológicos que permitem publicações com sensíveis reduções de custos (instituições bancam os custos de produção em troca de visibilidade). Tanto a instituição de origem do autor quanto este se beneficiam da livre disseminação de suas produções (até então inéditas) para as mais diversas audiências e em termos globais.


Exemplos de casas publicadoras que adotam o “open source” e primam pela qualidade de seus livros são a re-press nas áreas de filosofia, poesia e ficção, e a InTech, na área de livros técnico-científicos, inclusive TI. Alguns portais também se dedicam à divulgação de livros originais para download gratuito e de forma legal.

As obras constantes dos catálogos ora citados são em língua inglesa, condição que dificulta o acesso pelos leitores médios brasileiros. Em contrapartida, universidades brasileiras, como, por exemplo, USP, Unicamp, Unesp e FGV, disponibilizam o acesso gratuito às teses escritas e defendidas por seus estudantes (considero o portal da USP, pelo formato organizacional que prima pelo fácil acesso aos títulos disponíveis, como paradigma de difusão de trabalhos acadêmicos no Brasil).

Especificamente na área de livros, os seguintes portais merecem destaque:


biblioteca digital sobre assuntos brasileiros;


biblioteca digital sobre assuntos diversos apoiada pela Unesp;


biblioteca digital com obras esgotados sobre o passado social e político do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário