Uma confusão frequente e que me parece causada por empresas que comercializam acesso à internet reside na falta de clara especificação da medida utilizada em seus produtos. A taxa de transferência de dados é medida em megabits por segundos (Mbps), enquanto a capacidade de um disco rígido ou pente de memória, por exemplo, é medido em megabytes de armazenamento (MB). O que as empresas utilizam em suas propagandas? Simplesmente o termo MEGA, valendo-se do fato que o senso comum está acostumado com a medida megabytes. Não deixam claro se estão se referindo a bits ou bytes. Como 1 Byte = 8 bits, uma prestação de serviços em banda larga que fixe a velocidade de transferência em 2 Mbps na verdade vende 256 KBytes por segundo ( 2 * 1024 / 8, pois 1 megabyte é igual a 1024 kbytes e 8 é o número de bits em cadas byte).
A massificação da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), principalmente devido a disponibilidade de acesso a web, promove um modo novo de relacionamento entre as pessoas, com eliminação de barreiras geográficas e mudanças na concepção de tempo. Por ser a cidadania um conceito que engloba regras de relacionamentos entre pessoas, e por a TIC promover mudanças nessas regras, o conceito de cidadania experimenta uma evolução para o de Agentes Morais. Este blog aborda tal evolução.
Palestra proferida na Câmara Municipal de Rosário do Sul - RS
Download da palestra proferida em 28/10 na Câmara Municipal de Rosário do do Sul - RS com o título "Como é possível que crianças, que representam o futuro do Brasil, busquem a satisfação de suas necessidades no lixão público?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário